domingo, 27 de março de 2011

2 De Abril DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO!!!

Dia 2 de ABRIL - DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO!!

Abrace esta causa, é o dia de usar A COR AZUL que representa a causa autista!

O primeiro evento foi realizado em 2 de abril de 2008, a data foi instituída pela ONU com o intuito de mostrar que existem pessoas diferentes das outras mas que não deixam de ser humanas pela sua condição. Não devem ser vistas como "diferentes" mas como pessoas que precisam de uma atenção mais especial que as outras.

Para saber o que é o autismo, sugiro a leitura dos posts mais antigos para mais esclarecimentos.






Com o objetivo de promover a conscientização e sensibilização para a inclusão do portador de autismo, será celebrado em todo mundo o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Esta data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 18 de dezembro de 2007, que definiu a data de 2 de abril como marco da mobilização mundial para mostrar que há pessoas um pouco diferentes das outras, mas que, na sua essência, são tão humanas quanto todos.

O primeiro evento foi realizado em 2 de abril de 2008 com participação do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, um dos maiores incentivadores para a proposta de criação do dia, pelos esforços de chamar a atenção sobre o autismo.

Em 2010 a ONU declarou que, segundo especialistas, que a doença atinja cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, afetando a maneira como esses indivíduos se comunicam e interagem. No Brasil, segundo dados da Associação de Amigos do Autismo (AMA), são quase 2 milhões, sendo que na maioria dos casos é identificado em crianças.

No Brasil, secretarias municipais de saúde, institutos e associações vão desenvolver diversas atividades. A Prefeitura de Volta Redonda, por exemplo, vai promover a 2º Semana de Conscientização do Autismo em Volta Redonda, com palestras e debates a cerca do tema. Já a Associação de Amigos do Autismo, vai promover uma super caminhada no domingo, 03 de abril, às 8 horas, partindo da Ponte Estaiada.

Como símbolo de campanha, está sendo recomendado o uso de roupa na cor azul. E em alguns lugares do país, luzes azuis serão acesas, como forma de promover a conscientização e sensibilização para a inclusão.

Referência: http://www.conasems.org.br/site/index.php/comunicacao/noticias/1345-dia-02-de-abril-sera-celebrado-o-dia-mundial-da-conscientizacao-do-autismo

0 comentários:

Postar um comentário